Língua Turca - Alfabeto turco - Eu sou/Estou , Você é/Está

Oii Gentee Como estão?


O blog meio que está passando por mudanças, e está ficando mais organizado, quero agradecer primeiramente o público que vem aumentando a cada dia e também os Emails, sabemos que um blog não é nada sem seu público, e é por isso que volto a postar! 
Como disse, o Blog está passando por mudanças, logo logo, na lista de páginas vai incluir uma página que falará um pouco mais sobre a programação do blog, que gosta das dicas de cultura, saberá o dia que é postado sobre isso, quem gosta de lingua turca, ou outro... poderá acompanhar no dia que é programado. 



Vamos ao que interessa, Hoje vai ser a primeira aula de muitas de Turco, vamos começar pelo Básico do Básico , e prosseguir no decorrer das postagens de Lingua Turca, hoje o tema será:

Eu sou/ Estou, Você é/Está...

Vamos começar com algumas observações de pronúncia, porque para quem está realmente iniciando precisa saber que no alfabeto Turco há algumas letras vogais a mais e também algumas que são pronunciadas diferente. 

Alfabeto turco:


A-B-C-D-E-F-G-Ğ-H-İ-I-J-K-L-M-N-O-Ö-P-Q-R-S-T-U-Ü-V-W-X-Y-Z

Diferenças:


C : Na lingua turca o C tem o som de "Die", no português. Exemplo a palavra CENNET lê-se Dienet

Ğ: Na lıngua turca o Ğ , é um som que vem da garganta, um "GHH" mas muitas vezes ele é usado para separar duas vogais, e é lido mudo ou com um leve som na garganta, Exemplo o nome DOĞAN lê-se  Dooan com uma leve apertada na garganta, e como vocês viram ele está alí para separar a vogal O da A.

i e ı ( İ e I ) : No turco temos dois İs, um com ponto e um sem ponto, e siiim faz diiferença SIM! O i com ponto é igual ao nosso , mas o sem ponto é lido fechado, como "Ã" Exemplo: Karım lê-se Karãm, mas um pouco mais forte e mais rápido que o nosso Ã.

Ö e Ü: Esse é meio difícil de explicar, porque você tem que ouvir, se for no Youtube terá , claro , alguem que ensine o Alfabeto turco e que vc conseguirá ouvir, mas dando uma explicada como dá, o Ö e o Ü  é lido fazendo biquinho, é o mesmo que o nosso O e U português, mas é mais suave, tenta aí fazer um biquinho e pronunciar as duas letras... é isso ai  hehe


Eu sou / Estou - Você é / Está


Vou tentar Explicar o máximo que posso para que você consiga uma boa compreenção, e se você está mesmo afim de aprender a língua aconselho a ter papel e caneta na mão e ir treinando, se você já sabe, vale dar mais uma revisada e você que já tem uma noção de turco vai substituindo os verbos e ir treinando com palavras diferentes! Vamos Lá!


POSITIVO: EU SOU UM DOUTOR / VOCÊ É UM DOUTOR...

BEN: EU | SEN: VOCÊ | O : ELE/ELA | BIZ:NÓS | SIZ: VÓS | ONLAR: ELES/ELAS



SABEMOS QUE O TURCO É BASICAMENTE FORMADO POR SUFÍXOS, QUE QUANDO ACRESCENTADO MUDA TOTALMENTE O SENTIDO E O SIGNIFICADO DA PALAVRA/FRASE,
ESSES SÃO OS SUFIXOS  POSITIVOS:
Ben-[y]ım-[y]im-[y]um-[y]üm
Sen-sın-sin-sun-sün
O    
Biz-[y]ız[y]iz-[y]uz-[y]üz
Siz-sınız-siniz-sunuz-sünüz
Onlar-lar-ler-lar-ler
EXEMPLOS:

doktor - doutorgüzel - Bonito (a)
Ben doktorumEu sou um doutorBen güzelimEu sou bonito
Sen doktorsunVocê é um doutorSen güzelsinVocê é bonito
O doktorEle /ela é um doutorO güzelEle/ela é bonito
Biz doktoruzNós somos doutoresBiz güzelizNós somos Bonitos
Siz doktorsunuzVocê são doutoresSiz güzelsinizVocê é bonito
Onlar doktorlarEles são doutoresOnlar güzellerEles são bonitos


Lembrando que: SIZ é formal.
Para "Biz", se a última letra do substantivo / adjetivo é uma vogal somarmos a letra Adicional "y" para evitar ter lado duas vogais a lado.


NEGATIVA:

Para negativo damos nossos sufixos pessoais para a palavra "değil" (não):
Bendeğilim
Sendeğilsin
Odeğil
Bizdeğiliz
Sizdeğilsiniz
Onlardeğiller
"değil" + o sufixo pessoal
Examples:

doktor - doutorgüzel - bonito/a
Ben doktor değilimeu não sou doutorBen güzel değilimeu não sou bonito
Sen doktor değilsinvocê não é doutorSen güzel değilsinvocê não é bonito
O doktor değilele/ela não é doutorO güzel değilele/ela nao é bonito
Biz doktor değiliznós não somos doutoresBiz güzel değilizNós não somos bonitos
Siz doktor değilsinizvocê não é doutorSiz güzel değilsinizVocê não é bonito
Onlar doktor değillereles não são doutoresOnlar güzel değillerEles não são bonitos
Marquei em vermelho o pronome e o sufixo pessoal para ficar mais fácil : değıl+sufıxo 
hoje ficamos por aqui, já está tarde aqui na Turquia, espero que vocês tenham gostado da primeira aula, a próxima aula será uma continuação dessa com as formas interrogativas positivas e interrogativas negativa :)
 perguntas, dúvidas a respeito desse post nos comentários , lembrando que me deu um trabalhão digitar no office e depois preparar e editar aqui no blog para vocês principalmente as tabelas , nada copiado e colado de outros sites não! :) até a próxima! :) Bjsss

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger